sábado, 16 de maio de 2009

Se...?

Se eu fosse mais alta, mais magra, mais provocante, mais educada, mais durona ou mais bem resolvida. Se eu fosse menos chorona, menos multifásica, menos exagerada, menos devoradora de chocolate, menos piegas, menos surtada. Se eu fosse só um pouquinho mais segura ou se eu não tivesse tantos problemas com relacionamentos (ou melhor, com a falta deles). Se eu fosse sensata, só pra variar. Se eu fosse mais rápida com piadas, enigmas ou contas de multiplicação. Se eu fosse menos repleta de fantasias bobas, se eu acreditasse menos em sonhos pintados de cor de rosa - os sonhos adocicados e os amores gentis. Se eu não sentisse tanto frio. Ou tanta vontade de dormir um pouco mais. Se eu não precisasse gritar silenciosamente meus monstros diariamente, se eu não precisasse recorrer tanto aos meus amigos para me sentir viva. Se eu fosse mais linear, mais estável, mais sedutora, mais fácil de entender. Se eu roesse menos as unhas. Se eu trocasse menos as palavras. Se eu chutasse mais a letra certa (se eu fizesse mais a coisa certa). Se eu fosse mais esperta, mais forte, mais solucionadora de problemas, mais perspicaz. Se eu gostasse menos de dias preguiçosos em que posso simplesmente abstrair do mundo. Se eu fosse menos atrapalhada, menos enrolada, menos esquecida, menos desatenta. Se eu não demorasse tanto para tomar decisões. Se eu soubesse a resposta de todos os meus infinitos questionamentos. Se eu soubesse ler as pessoas por inteiro. Se eu não perdesse tanto tempo me preocupando com besteira. Se eu gastasse um pouquinho mais com quem realmente vale a pena. Se eu soubesse fazer serenatas de amor, cartas de amor, ou pães em forma de coração. Se eu não derrubasse tanto as coisas no chão, se eu não me rabiscasse sempre com a caneta azul quando estou anotando alguma coisa no meio da aula. Se eu não precisasse tanto de café. Se eu não precisasse tanto ter alguém. Se eu não tropeçasse com saltos muitos altos, se eu não manchasse a minha camiseta branca com molho de tomate. Se eu admirasse mais o céu, o sol, as estrelas, a imensidão da lua. Se eu soubesse cantar bem, ou rodopiar na ponta dos pés, ou dançar juntinho, ou escrever poesias de amor. Se eu fosse mais mulher e mais avassaladora. Se eu soubesse arrumar meu cabelo de um jeito bonito. Se eu fosse menos desengonçada, menos estabanada, se eu esbarrasse menos nos outros quando eu ando apressada. Se ao menos eu comprasse a marca certa de shampoo. Se eu parasse menos para checar as horas (porque isso não funciona mesmo, eu sempre chego atrasada nos lugares). Se eu aproveitasse ao máximo as horas a mais. Se eu sorrisse invariavelmente para todas as pessoas, inclusive nos dias ruins. Se eu soubesse fazer meus pensamentos (só os positivos) virarem realidade. Se eu não fosse esse projeto incompleto e cheio de borrões que tenho sido...

Mas eu me pego aqui, agora, pensando... E se? Se tudo isso fosse diferente?Não sei... Acho que não seria eu. Na plenitude das minhas imperfeições, eu. Nas minhas variações loucas e inexplicáveis, nas minhas coisinhas só minhas que, definitivamente, já estavam carimbadas em mim desde a barriga da minha mãe. Sou essa, explícita, desse jeito assim. O resto é só suposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário